sexta-feira, 1 de abril de 2011

Na mesa frívola

Ao contrário do que eu esperava, fui boicotada por uma hierarquia familiar que de súbito organizou "aquele" churrasco no sábado à noite. Logo, meu lamento por não poder contribuir mais um ano com a idéia da Hora do planeta ganhou um agravante: a estrela da noite era a carne.
Deparei-me com o corpo esquartejado de uma ovelha na cozinha. O grande osso da perna - nosso fêmur - encontrava-se metade para dentro e metade para fora da pia, servindo de parque de diversões para o gato Syd, que ficou em êxtase. O tempo úmido contribuiu para o odor do cadáver recém descongelado exalar e causar uma mórbida "água na boca" dos ilustres convidados.
Não é mera coincidência que aqui no Rio Grande há o maior índice de câncer intestinal do Brasil. O fato é que não somos carnívoros - nem mesmo possuímos dentes de carnívoros. Com um intestino tão extenso, a carne ingerida entra em decomposição ainda no organismo, liberando milhões de bactérias provenientes da putrefação.
Por que há necessidade de tirar a vida de seres como nós, muitas vezes até mais humanos, para tal prazer sem escrúpulos? Minha Hora do planeta foi um show de horror na mesa de jantar; as pessoas deleitavam-se comendo e lembrou-me desenhos como Os Flinstones, ao modo pré-histórico. Não temos mais condições de manter tais hábitos analisando por um parâmetro de acontecimentos recentes, pois por uma linha de consciência humana, eu citaria uma frase com séculos de existência: "Haverá o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal, e neste dia, todo crime contra um animal, será também um crime contra a humanidade." de Da Vinci.
O abate dos animais para o consumo é só um exemplo. Ainda existem pessoas doentes que os consideram seres inferiores merecedores do sofrimento. Não é atoa que o homem recebe do planeta tudo o que merece; o organismo vivo Terra sangra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário